sábado, 25 de junho de 2011

Seu feriadão e festinhas tipicas.

Iae seus badernistas, como foi o feriadão de vocês? (24/06 atéh 26/06 de 2011)

Pois eh, pensando em temas para o meu blog, devendo trabalhos pra faculdade e recentemente jogando DS (de ontem pra hoje) eu apoveitei pra postar sobre o nosso feriadão e como estamos no mês de junho porque não falar das festas tupiniquim dessa data? (pelo menos as que eu estou por dentro e afim de falar)

                        FERIADÃO+DIA 24/06 = "CORPUS CHRISTI"

Bem na verdade você está curitndo esse primeiro dia de feriadão graças a uma celebração da igreja catolica chamada "Corpos Christi" (expressão latina que significa Corpo de Cristo) que rola na quinta feira e se estende até domingo.
O Corpus Christi é a celebração da "eucaristia" pra quem não sabe é um sacramento da igreja catolica que representa o ato de receber o corpo e o sangue de Cristo. (bem tem sobre outras religiões, mas por enquanto vou falar sobre essa) foi quando na ultima ceia Jesus pediu para que lembra-se dele ao faze-lo. e assim 60 dias depois da Páscoa é comemorado o "Corpus Christ".
E ja que o Brasil ainda é considerado um páis catolico é por isso que rola esse feriado. (então agradeça literalmente ao papai do céu por você não ter aula)
;)

piadas a parte... isso foi mais ou menos um resumão da minha visão "humor/educativa/comentaristica" sobre essa parte do post, caso queira algo mais concreto eu recomendo:
1- Um Padre/religioso/alguém da sua religião/ou coisa do tipo.
2- Seus pais.
3- Alguém que se importe em te falar sobre isso.
caso ao contrario... SE VIRA.
(HA HA HA Minduim...)

bem... voltando ao assunto, agora vamos falar de algumas festinhas tipicas que estão rolando nesse mês... (voltando a lembrar que eu vou falar oque eu quiser e o que a minha fragil memória de peixinho de aquario permitir) e a primeira é lógioco... a mas comentada e tradicional do mês de Junho é a...

FESTA JUNINA:
(eita sô... festa animada dmais da conta)

Pois éh, além do Chico Bento e sua turminha de caipiras, você (sendo brasileiro e goste disso) deve curtir festa junina tanto quanto eu, mas vamos tentar entender melhor isso, religiosamente falando festa junina é por causa do santo São João então por que parece mais uma festa pagã? a respota é obvia, porque estamos no Brasil, e ja que moramos num país onde tudo é levado a pagode então vamos comemorar do jeito que sabemos, com bebida e comida lol... rsrs

Na verdade esse costume vem desde muito tempo dos países europeus, mais ou menos pelo século XVII por ae, com a nescessidade de duas coisas:
1- Festas nessa época do ano.
2- E homenagem ao santo. (já que os paises da Europa eram/são catolicos e coisa e tal)

E é uma forma de homenagear trés santos catolicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. "Ae os portugas começaram a comemorar aqui no "Brazilis" e a galera curtiu que só" e devido a algumas influencias de fora como fogos de artificio baratos chineses e fitas de Portugal e Espanha, rola a festá junina mais ou menos como a conhecemos...
humm algém aqui se interessa pela historia? claro que não poruque se interessasem estariam pesquisando em algo com mais renome, vamos falar do que realmente interessa nas festas juninas, brincadeiras e quitutes!

É mesmo vai me dizer que você não adora a festa junina por causa dos rangos que nela tem, é isso ae quem não fala sobre esse assunto com agua na boca é porque provavelemnte deve ser um "bulimico", alguém sem paladar, alguém que teve um trauma na infacia devido a época ou um turista que não saca nada...

Quem é que pode se esquecer da parte salgada: Churrasco, vatapá, salada de batata, "arroizinho"(rs), farofa, empada, "salgadinhos em geral", buchada (é eu curto buchada idae? ... ¬¬) e outros pratos em geral.
E dos doces: Maçã do amor/caramelada, "outras frutas carameladas como, banana e uva", algodão doce, bolos, bolo de milho, bolo de fubá, bolo macachera, bolo de tapioca, mingau de banana, mingau de milho, cocadas e etc. E por falar nisso tem muita comida derivada de milho néh não? sabem por que?
Resposta: Como mês de junho é época de colheita do milho a galera se esbaldava nessa onda e virou tradição.

Tem também algumas bebidas e a mais famosa delas nesse perildo festivo (ora meu caro senhor) é o quentão, que é feito de:(anote os igredientes)
Litrão de pinga, gengibre, açucar,  canela (não a da sua perna, é a em pó ou em "pauzinho" rs), raspa de casca de laranja ou limão, e uma pilula de "boa noite cinderela" caso você seja um estuprador despresivel (risco de ir pra cadeia e virar a noiva da quadrilha de um negão ou similar) ahh sal e milho a gosto (argh, rs)

O quentão é mais consumido em lugares mais frios e geralmente por pessoas mais alcolatras que também usam a desculpa de estar com frio mesmo estando quente. 
...
(e você? qual é o seu rango junino favorito?)

..............now loading...................

ahhh e também tem uma outra festinha rolando esses dias e caso você do Amazonas ou do Brasil não curtam... eu to "pouko me fudeno"

BOI BUMBÁ:
(é eu vou falar do festival folclorico de Parintins-AM é o único que eu conheço e que ta rolando por esses dias... não me julguem hsuauhsauhsa)

Bem como todo mundo que ja foi a escola e participou daquelas feiras de ciencia com culturas Brasileiras ou aprendeu sobre coisas do gênero sobre outros cantos do Brasil e coisa e tal, vocês devem saber que o costume de festejar essas paradas de boi originalmente nasceu do "Bumba-meu-boi" lá pelos cantos nordestes desse "país tropical, abencoado por deus e bonito por natureza", mas exatamente no Piauí e tem um enrredo que é mais ou menos esse:

Era uma vez um casal de caboclos (vulgo "cabocos" aki na Amazônia) que se chamavam: pai Francisco e mãe Catirina... pois eh, a Catirina tava gravida e sendo assim estava com os pés inchados, "enjôos", mudanças de humor repentino, apetite sexual regular, retençaõ de liquido e algumas outras "frescuritchas" incluindo desejos alimentares tais quais comer tijolos, jacas e linguas de bois alheios... atéh ae tudo bem se não fosse sobrar pro pobre Francisco(que a partir de agora é Chico pra encurtar mais) que já havia matado todos os bois alheios que podia sem que ninguem desconfiase.

(claro não existia "CSI" nem policia que se importasse com isso na época)... e você pensava que a Catirina tava satisfeita? ahhh  má você ta redondamente enganado meu(minha) nego(a), ela queria mais e mais e só era lingua, e usava a desculpa que o muleque que ela tava esperando ia nascer com cara de lingua de boi,  o Chico ja tava cansado disso, mas ae ela chorou e fez uma "chantagenzinha" emocional e disse que iria parar de encher o saco dele caso ele matasse e desse a lingua do boi favorito do patrão do Chico que era o Dono da Fazenda (sitio do pica-pau amarelo) ae ele foi (como todo homem cagão comandado pela esposa) mesmo correndo o risco de perder o emprego ele foi, cometeu o crime "caprichou" no serviço "garantindo" o rango da patroa que comeu com glutice a lingua do boizinho comedor de sal...

ahhh mas a "Sinhazinha" fiilha do dono da fazenda viu tudo e como uma boa alcagoeta falou dos criminosos Chico e Catirina...
...
(bem dae eu não sei mais a estoria, na verdade esse é o enrredo que eu me lembro e é o meu resumo da historia original, sei que no final tudo fica bem por que o boi volta a vida e todo mundo fica feliz... então continuando...)
Algum amigo do casal ou coisa do tipo fica penalizado e chama o Pajé(versão amazônica) e ele ressucita o boi ae o pai Chico não é preso, a mãe Catirina fica sussa e aprende que fazer comprar no açogue é mais saudavel e a turminha da fazenda curte uma festinha de boa.

(resumo and estoria alterados by: SaulOrioN)
(Wouw... que viagem...)

Pois eh... é mais ou menos essa a historia que rolou, ae os Amazônenses deram uma de Páraenses e pegaram essa historia, deram uma "adaptada"  fizeram um festival folclorico de Parintins e coisa i tals (claro que lá no Piauí tbm é um festival folclorico mas vá lá) e  que hojé em dia é conhecido pelo mundo todo e a Rede Bandeirantes (rede band ou band tv... foda-se) estragou uma transmição que seria bacana e fazem comentarios idiotas como se fosse carnaval e a acaba matando do jeito que antes conheciamos, ora porra o espetaculo todo ja é narrado pelo "levantador de toada" de cadá grupo (Garantido e Caprichoso) não precisa de comentarios  desnessessarios de um pessoal que lê pauta ou sei lá o que (DATENA, VAI SE FUDER AINDA BEM QUE TU SAIU SEU BABACA lol) perdoando o meu vocabulario "chulo" é mais ou menos isso rs. (sessão desabafo uhsasauhsa)

Eu sinceramente curto esses festivais folcloricos e coisas regionais aqui da minha terra e tem também o "Boi Manaus" que é o festival de bois daqui da capital, mas deixa isso para um proximo "post"

... ahh e caso você ainda esteja interessado em saber a verdadeira historia sobre o festival folclorico de Parintins clica Aqui que é a pagina do wikipedia que explica a parada toda e tals e pra um video bacanudo mostrando uns slides do festival e da cidade clica Aqui...
....
............now loading.................
.....
 é pois eh foi isso o post dessa semana, e se vocês tão achando muito grandem aahhhh vá oôhhhh ta cheio de blog ae com bem mais coisa escrita do que o meu rsrs...
(pois eh amigo primata, faço meu o seu gesto sobre pessoas que não gostam de mim ou do meu bloguinho lol husauhsauhsauhsa)
...
...
..........now loading (dnovo)...........
...
Pois eh gente me despeço essa semana e espero que venha outra, agradeço aos meus leitores e espero que entendam ou pelo menos não me levem a mau caso eu tenha esquecido algo (como sempre) ou não tenha tido a honra de entrete-los com minhas meras palavras (sejam elas muitas ou poucas) e é educadamente que me despeço dessa semana e espero ter assunto pra poder falar na proxima (não tão atrasado)...
(educado não?)
(xaus turma e até a next)
...

(ahhh peço desculpas pelos meus erros ortograficos, digitar de madrugada não ajuda também, rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário